12 novembro 2016

Verb to be como verbo auxiliar - Verb to be as Auxiliary Verb

Além de ser seu próprio auxiliar quando é o verbo principal, o "to be" também é auxiliar para outros verbos quando estes estão em suas formas progressivas (contínuas). 



Sim, é a terminação "ING", mas que nem sempre é a terminação ING da nossa Língua Portuguesa, o Gerúndio.

O "to be" só é o gerúndio quando é auxiliar do verbo principal nas formas contínuas em todos os tempos verbais:

No Present Continuous:

I am working - (Eu estou trabalhando)
You are working - (Você está trabalhando)
He is working - (Ele está trabalhando)
She is working - (Ela está trabalhando)
It is working - (Ele ou ela está funcionando)* Com objetos, "work" é "funcionar"
We are working - (Nós estamos trabalhando)
You are working - (Vocês estão trabalhando)
They are working - (Eles estão trabalhando)

No Past Continuous:

I was sleeping - (Eu estava dormindo)
You were sleeping - (Você estava dormindo)
He was sleeping - (Ele estava dormindo)
She was sleeping - (Ela estava dormindo)
It was sleeping - (Ele ou ela estava dormindo)
We were sleeping - (Nós estávamos dormindo)
You were sleeping - (Vocês estavam dormindo)
They were sleeping - (Eles estavam dormindo)

No Future Continuous:

I will be playing - (Eu estarei jogando)
You will be playing - (Você estará jogando)
He will be playing - (Ele estará jogando)
She will be playing - (Ela estará jogando)
It will be playing - (Ele ou ela estará jogando)
We will be playing - (Nós estaremos jogando)
You will be playing - (Vocês estarão jogando)
They will be playing - (Eles estarão jogando)

Observe que, assim como usamos o modal "will" no fuure continuous, outros modais podem ser usados para indicar outras situações com o "to be"

I can be studying
You could be sleeping
He must be lying
She should be traveling
It may be working
We shall be telling
You might be doing
They would be going

No Present Perfect Continuous:

I have been writing
You have been writing
He has been writing
She has been writing
It has been writing
We have been writing
You have been writing
They have been writing

No Past Perfect Continuous:

had been saying
You had been saying
He had been saying
She had been saying
It had been saying
We had been saying
You had been saying
They had been saying

Contudo, não é apenas nos tempos contínuos que o "to be" é auxiliar:

Nas Passive Forms, onde o verbo principal está no "Past Participle" (particípio passado)

I am loved; I was loved; I will be loved; I have been loved; I had been loved
Eu sou amado; Eu fui amado; Eu serei amado; etc

Nas Passive Progressive Forms, embora pudéssemos elaborar todos os mesmos tempos verbais acima, na prática apenas são pertinentemente corretas as formas no Present Passive Progressive e Past Passive Progressive. Nesses casos, o verbo principal também está no "Past Participle".

I am being helped; I was being helped; 
Eu estou sendo ajudado; Eu estava sendo ajudado;

Para terminar esse tópico, vamos reforçar a atenção sobre o que queremos dizer para evitar confusões:


I was telling the truth (Eu estava dizendo a verdade) - Active Voice
I was told the truth (Me foi contada a verdade) - Passive Voice


Gostou do artigo? Foi útil? Deixe seu joinha, compartilhe ou comente.
Image/Imagem: Google Images
Translation/Tradução: Heinz Claudius (when applicable)


Is it your copyright? Please see here.

Nenhum comentário:

Postar um comentário